top of page

Um pouco mais "Sobre" o Núcleo

História

O NUPEDOCH nasce do amadurecimento da pesquisa histórica na UFPI: a instalação do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, em 2004, ampliou a formação stricto sensu e redefiniu agendas historiográficas sobre a sociedade piauiense. Nesse cenário, o Núcleo foi desenvolvido para com o intuito de atuar na organização de acervos e a produção científica, com forte ênfase em fontes manuscritas e impressas dos séculos XVIII, XIX e XX.

A institucionalização formal ocorreu em 2014, com a aprovação do Regimento Interno e a escolha da primeira Coordenação para o biênio 2015–2017, prevendo atuação integrada em Teresina (Campus Ministro Petrônio Portela) e Picos (Campus Senador Helvídio Nunes de Barros).
 

thumbnail (2).jpeg

Natureza e missão

O NUPEDOCH é um núcleo de pesquisa e documentação diretamente vinculado à UFPI, sediado em Teresina (CCHL) e Picos (CSHNB). Sua missão central é o levantamento sistemático da documentação referente à História do Piauí, articulado a dois eixos estruturantes: (1) restauração, catalogação e digitalização de documentos; (2) pesquisa e produção científica no campo da História do Brasil. Entre suas atribuições, destacam-se o assessoramento aos cursos de História (ensino, pesquisa e extensão), a promoção de espaços de troca científica, a organização de atividades de divulgação e de arquivo documental (com atenção a Piauí e Maranhão) e a captação junto a agências de fomento.

Desafios e dificuldades (diagnóstico historiográfico)

Preservação e conservação: enfrentar o desgaste físico de fontes setecentistas/oitocentistas, exigindo protocolos, insumos e capacitação permanente. Operar sem patrimônio próprio, com dependência de alocação institucional de bens/equipamentos, acaba por gerar problemas na infraestrutura e patrimônio.

Imagem do WhatsApp de 2025-09-03 à(s) 06.33.26_c6fa7c52.jpg

Objetivos do NUPEDOCH

Hospedagem pública

Consolidar um acervo digital público de documentos históricos de referência na UFPI.

Democratizar o arquivo

Ofertar formação (manuseio, preservação, análise e pesquisa) à comunidade acadêmica.

Desenvolver pesquisas

Fomentar pesquisas sobre religião e religiosidades, escravidão (negra e indígena), relações de gênero (sécs. XVIII–XX) no Piauí e Maranhão.

Metas

O que já realizamos?

Digitalização e conservação dos documentos eclesiásticos de Oeiras, Valença, e Jaicós. 

Salvo guarda dos documentos, artes e fichas do Sanatório Meduna

Parceria com o IBGE com vistas à preservar documentos, dados censitário e estatísticos do Piauí.

Imagem do WhatsApp de 2025-09-03 à(s) 06.05.15_056d32d9.jpg

Compromissos

O NUPEDOCH afirma compromisso com a preservação, organização e difusão pública de acervos históricos, o rigor metodológico na crítica de fontes e a formação de pesquisadores desde a iniciação científica, ampliando o acesso social à memória e incentivando agendas inovadoras para a história do Piauí e do Brasil.

bottom of page